

A frequência dos banhos varia de acordo com a textura do pelo. Pelos curtos só devem ser lavado se estiverem sujos. Filhotes de pelagem curta precisam ser banhados duas vezes por ano em média e filhotes de pelagem longa precisam ser banhados aproximadamente a cada três meses.
Se o seu cão gosta de nadar, ele deve ser banhando logo após a atividade. As partículas de água do rio e do mar que permanecem na pelagem podem causar irritação, e um banho cuidadoso impedirá isso.
Comece o banho escovando a pelagem completamente para começar a se livrar de todos os nós. Depois disso, molhe toda a pelagem e aplique o shampoo, fazendo movimentos para formar espuma, tomando cuidado para que ela não caia nos olhos ou ouvidos do cão. Use água morna, junto com um shampoo especial para filhotes, a fim de evitar irritação ou um desequilíbrio no pH natural da pele.
Deixe o produto agir por alguns minutos e enxague com água em abundância. É uma boa ideia enxaguar a cabeça por último, pois o cão provavelmente vai querer agitar a cabeça para secá-la.
Após o banho, enxugue bem seu filhote e mantenha-o em um local aquecido até que esteja devidamente seco. No verão, a alternativa é deixar o filhote no jardim ou levá-lo para uma caminhada, contanto que ele não role na lama. Um secador de cabelo pode ser usado se o cão sentir-se bem com isso, mas tome cuidado para não queimar o cão; o pelo deve ser escovado ao mesmo tempo.